No âmbito do projeto "O luto é a coisa com asas", entre fevereiro e julho, teremos várias OCA's - Oficinas Com Asas, que são oficinas artísticas para pessoas em processo de luto.
O luto para a Compassio é o processo que se passa quando há uma perda. De uma pessoa, de uma relação, de um animal de estimação, de bens, de saúde, de um emprego, e muitas outras perdas. E todas as perdas contam!
Destinatários: Pessoas em processo de luto.
Queremos que estas sejam oportunidades de transformar sentimentos em expressão artística, criando conexões e abrindo espaço para novas perspectivas sobre a vida e o luto.
Teremos várias expressões artísticas:
É um atelier onde serão ensinadas técnicas e ferramentas para a pessoa perceber seu corpo e espaço interno e externo e a partir disto criar movimentos e sons próprios que signifiquem ou ressignifiquem o seu sentimento e pensamento e lugar no mundo. Expressar-se e dar voz ao corpo.
Com a técnica Klaus Vianna aprendemos a consciência pelo movimento e expandimos a expressão do corpo. também serão utilizados jogos de dança e teatro
com Rita Alves
É coreógrafa, atriz e encenadora. Formada em teatro, dança e áreas terapêuticas. Foi professora titular de escolas profissionalizantes de dança e teatro no Brasil. Tem especialização em técnica Klauss Vianna de dança (Brasil), técnica de Tadashi Suzuki (Japão) e desenvolveu trabalho durante vários anos nos Centros Nacionais Coreográficos de França. Foi diretora de projetos comunitários no Royal Theatre em Inglaterra. Atualmente faz parte da equipe do Espaço T, no Porto, e desenvolve um projeto de dança/teatro em Matosinhos, a estrear em 2025.
Datas da oficina: 5 e 19 Fevereiro, 5 e 19 Março, 2 e 16 Abril | quartas feiras das 19h às 21h
Local: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
As pessoas em luto têm feridas abertas. Por isso propomos uma farmácia poética e através da poemoterapia, durante 6 sessões mensais, iremos procurar, em comunidade, encontrar um caminho para a sanação.
com:
.Manuela Vidigal Bertão
Acompanha pessoas em Cuidados Paliativos como médica. Busca respostas acerca do sofrimento humano a partir da interioridade, da linguagem poética e da medicina narrativa. Sócia e voluntária da Compassio.
.Mariana Abranches Pinto
É presidente e coordenadora de projetos na Compassio, e responsável nacional do Grupo ao 3º dia. Orienta retiros de silêncio e faz acompanhamento espiritual. Os seus campos de interesse são as comunidades compassivas, os cuidados paliativos, a medicina narrativa e a espiritualidade no mundo da saúde.
Datas da oficina: 11 Fevereiro, 11 Março, 15 Abril, 13 Maio, 17 Junho e 15 Julho | segundas feiras, das 18h30 às 20h
Local: Rota do chá, Porto (Rua de Miguel Bombarda, 457, 4050-382)
O workshop propõe vivenciar a fotografia como ação na exploração e expressão do luto. Será uma experiência colaborativa originada num espaço seguro e de empatia, com o intuito de fortalecer uma experiência emancipatória.
Teremos 6 sessões de 2 horas e cada participante receberá uma câmara de filme a preto e branco descartável, a ser usada durante toda a oficina com exercícios semanais específicos. O analógico estabelece um procedimento às cegas, desde um primeiro olhar para dentro—na mente e na câmara—que projeta uma imagem primitiva. A certa altura, vamos ler aquilo que ficou gravado no filme fotográfico e confirmar o poder dessas primeiras imagens. Pretende-se que seja um ensaio de autoconhecimento e de empoderamento emocional através de relações criativas.
com Sónia Neves
Nasceu em Evander, África do Sul, em 1978. Mãe de duas filhas e esposa de um pintor. Vive e trabalha no Porto desde 1996 quando decidiu estudar na Faculdade de Belas Artes onde se formou em Pintura. É doutorada em Belas Artes e investigadora no CITAR. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (BD) e investigadora em residência na University of Arts Helsinki. Ensina Fotografia na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Datas da oficina: 20 março, 3 e 24 abril, 15 e 29 maio e 12 junho | 5ª feiras, das 18h às 20h.
Local: Porta | Rua da Firmeza, 163 Porto
Nesta oficina, vamos chegar ao mais fundo de nós, ao lugar onde guardamos os nossos tesouros escondidos e também as nossas dores.
Através dos cinco sentidos e da nossa memória agradecida, vamos dar luz e espaço ao nosso luto, usando a escrita como ferramenta preciosa para desencerrar e acolher o que sentimos.
com Leonor Kendall
Escritora de literatura infantil. Casada com o Jorge, mãe do João e da Helena, sogra do Francisco, avó do Inácio e do Manel. Faz sessões de leitura em escolas, bibliotecas, lares, e também workshops de escrita criativa para crianças. Facilitadora de workshops de acompanhamento de doentes e interioridade na associação Compassio. Colabora com vários grupos de doentes, cuidadores e pessoas em situação vulnerável.
Datas da oficina: 19 março, 2 e 23 abril, 7 e 21 maio e 4 junho | 4ª feiras, das 18h30 às 20h
Local: Junta de Freguesia do Bonfim (Campo 24 de Agosto 294, Porto)
Nestas oficinas a Arte-Terapia será aplicada e utilizada para trabalharmos e integrarmos os nossos processos de luto. Saber pintar ou desenhar não é um requisito; apenas a vontade de criar.
Os materiais e os suportes estarão ao serviço da nossa expressão interna, aquela que, por vezes, fica difícil de comunicar por palavras de forma ordenada e concreta. Ao criarmos, vamos ajudar a nossa psique a organizar ideias, sensações, emoções, com o objetivo de tornar visível de forma representativa e simbólica a nossa caminhada interna e, assim, dar-lhe sentido. Esperam-se momentos de reflexão e introspecção, e também de expressão criativa e partilha, num espaço seguro onde o grupo será apoio e aconchego a cada um dos participantes.
com Luísa Costa
(em local e data a anunciar)
As fases desta oficina são:
1a fase: Introdução à cerâmica: Identificação dos vários tipos de pastas cerâmicas, técnicas de modelação manuais e as suas aplicações. Conformação por via plástica através da técnica da Bola e Ocagem.
2a fase: Conformação por via plástica através da técnica da Rolo e Lastra.
3as fase: Acabamento e técnicas decorativas em cru
4a fase: Técnicas de vidragem
Todas as ferramentas e cozeduras necessárias para a realização das tarefas planeadas estão incluídas. Pode trazer um avental ou bata para proteger a sua roupa durante a Oficina.
com Maria José Passos e Rui da Silva Paiva
(em local e data a anunciar)
Para cada Oficina com Asas pedimos um donativo a partir de 18€. Este valor inclui as 6 sessões e o material necessário.
Cada oficina dirige-se a um grupo "fechado" de pessoas, ou seja, pedimos que ao inscrever-se assuma que irá a todas ou quase todas as sessões.
Qualquer questão não hesite em enviar um email para [email protected] ou ligue para 911 860 880.
Muito obrigada!