OCA's - Oficinas com ASAS - Porto Compassivo

Data:2025-06-14

No âmbito do projeto "O luto é a coisa com asas", entre fevereiro e julho, teremos várias OCA's - Oficinas Com Asas, que são oficinas artísticas para pessoas em processo de luto.

O luto para a Compassio é o processo que se passa quando há uma perda. De uma pessoa, de uma relação, de um animal de estimação, de bens, de saúde, de um emprego, e muitas outras perdas. E todas as perdas contam!

Destinatários: Pessoas em processo de luto.

Queremos que estas sejam oportunidades de transformar sentimentos em expressão artística, criando conexões e abrindo espaço para novas perspectivas sobre a vida e o luto.

Teremos várias expressões artísticas:

  • Farmácia poética

As pessoas em luto têm feridas abertas. Por isso propomos uma farmácia poética e através da poemoterapia, durante 6 sessões mensais, iremos procurar, em comunidade, encontrar um caminho para a sanação.

com:

.Manuela Vidigal Bertão

Acompanha pessoas em Cuidados Paliativos como médica. Busca respostas acerca do sofrimento humano a partir da interioridade, da linguagem poética e da medicina narrativa. Sócia e voluntária da Compassio.

.Mariana Abranches Pinto

É presidente e coordenadora de projetos na Compassio, e responsável nacional do Grupo ao 3º dia. Orienta retiros de silêncio e faz acompanhamento espiritual. Os seus campos de interesse são as comunidades compassivas, os cuidados paliativos, a medicina narrativa e a espiritualidade no mundo da saúde.

Datas da oficina: 15 Abril, 13 Maio, 17 Junho e 15 Julho | terças feiras, das 18h30 às 20h

Local: Rota do chá, Porto (Rua de Miguel Bombarda, 457, 4050-382)

  • A fotografia e o luto

O workshop propõe vivenciar a fotografia como ação na exploração e expressão do luto. Será uma experiência colaborativa originada num espaço seguro e de empatia, com o intuito de fortalecer uma experiência emancipatória.

Teremos 6 sessões de 2 horas e cada participante receberá uma câmara de filme a preto e branco descartável, a ser usada ​​durante toda a oficina com exercícios semanais específicos. O analógico estabelece um procedimento às cegas, desde um primeiro olhar para dentro—na mente e na câmara—que projeta uma imagem primitiva. A certa altura, vamos ler aquilo que ficou gravado no filme fotográfico e confirmar o poder dessas primeiras imagens. Pretende-se que seja um ensaio de autoconhecimento e de empoderamento emocional através de relações criativas.

com Sónia Neves

Nasceu em Evander, África do Sul, em 1978. Mãe de duas filhas e esposa de um pintor. Vive e trabalha no Porto desde 1996 quando decidiu estudar na Faculdade de Belas Artes onde se formou em Pintura. É doutorada em Belas Artes e investigadora no CITAR. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (BD) e investigadora em residência na University of Arts Helsinki. Ensina Fotografia na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Datas da oficina: 20 março, 3 e 24 abril, 15 e 29 maio e 12 junho | 5ª feiras, das 18h às 20h.

Local: Porta | Rua da Firmeza, 163 Porto

  • Escrita criativa

Nesta oficina, vamos chegar ao mais fundo de nós, ao lugar onde guardamos os nossos tesouros escondidos e também as nossas dores.

Através dos cinco sentidos e da nossa memória agradecida, vamos dar luz e espaço ao nosso luto, usando a escrita como ferramenta preciosa para desencerrar e acolher o que sentimos.

com Leonor Kendall

Escritora de literatura infantil. Casada com o Jorge, mãe do João e da Helena, sogra do Francisco, avó do Inácio e do Manel. Faz sessões de leitura em escolas, bibliotecas, lares, e também workshops de escrita criativa para crianças. Facilitadora de workshops de acompanhamento de doentes e interioridade na associação Compassio. Colabora com vários grupos de doentes, cuidadores e pessoas em situação vulnerável.

Datas da oficina: 2 e 23 abril, 7 e 21 maio e 4 junho | 4ª feiras, das 18h30 às 20h

Local: Junta de Freguesia do Bonfim (Campo 24 de Agosto 294, Porto)

  • Arteterapia

Nestas oficinas a Arte-Terapia será aplicada e utilizada para trabalharmos e integrarmos os nossos processos de luto. Saber pintar ou desenhar não é um requisito; apenas a vontade de criar.

Os materiais e os suportes estarão ao serviço da nossa expressão interna, aquela que, por vezes, fica difícil de comunicar por palavras de forma ordenada e concreta. Ao criarmos, vamos ajudar a nossa psique a organizar ideias, sensações, emoções, com o objetivo de tornar visível de forma representativa e simbólica a nossa caminhada interna e, assim, dar-lhe sentido. Esperam-se momentos de reflexão e introspecção, e também de expressão criativa e partilha, num espaço seguro onde o grupo será apoio e aconchego a cada um dos participantes.

com Luísa Costa

O meu sonho de infância era ser pintora. Então, optei por estudar Arte Plásticas - Pintura na Faculdade de Belas Artes do Porto. Ao longo do meu percurso tive a sorte de estar em contacto com diferentes Artes, de ingressar no Conservatório de Música do Porto (canto) e de fazer parte de vários projetos musicais. A nível profissional, tive experiências em diversas áreas, como Vendas e Atendimento ao Cliente, Apoio ao Cliente Internacional (online), Formação de jovens e Organização de Eventos Culturais.Sou sonhadora. Mas também sou Criativa, Pragmática e boa Ouvinte. A combinação destas características levaram-me na direção do Registo e Facilitação Visual/Gráfica, actividade que pratico desde 2017.

Estou actualmente a terminar formação em Arte-Terapia através da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, área que sempre me apaixonou e à qual quero, também, dedicar-me nos próximos anos.

Datas da oficina: 19 e 26 de Maio, 2, 9 e 16 de Junho | segundas feiras, das 18h30 às 20h30

Local: Junta de Freguesia de Ermesinde (R. Dom António Ferreira Gomes 365, 4445-398 Ermesinde)

  • Cerâmica

As fases desta oficina são:

1a fase: Introdução à cerâmica: Identificação dos vários tipos de pastas cerâmicas, técnicas de modelação manuais e as suas aplicações. Conformação por via plástica através da técnica da Bola e Ocagem.

2a fase: Conformação por via plástica através da técnica da Rolo e Lastra.

3as fase: Acabamento e técnicas decorativas em cru

4a fase: Técnicas de vidragem

Todas as ferramentas e cozeduras necessárias para a realização das tarefas planeadas estão incluídas. Pode trazer um avental ou bata para proteger a sua roupa durante a Oficina.

com Maria José Passos

Nasceu no Porto. Vive e trabalha em V. N. Gaia.

Curso de Artes Plásticas – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Professora de Educação Visual. Responsável pela criação da oficina de cerâmica do Centro de Reabilitação da Granja cujos cursos organizou e orientou.

Participou em várias exposições colectivas, nomeadamente: 1ª Exposição dos Artistas de Gaia; "O Retrato" no Museu Teixeira Lopes; 1º Seminário Internacional de Cerâmica Terra/Fogo, Gaia 90;1ªBienal de Arte de Gaia 2015; "Confronto" — coletiva de Pintura e Escultura — Rui Alberto Galeria 2017; XXXI Exposição coletiva dos sócios da Árvore — Galeria Municipal de Matosinhos 2017; Exposição Coletiva dos Sócios da Árvore (2018, 2019, 2021 e 2022 2023 2024) na Fundação Manuel António da Mota; Coletiva Pintura e Escultura — Rui Alberto Galeria 2018; 3ªBienal Internacional de Arte de Gaia 2019;

Exposições individuais: Biblioteca Municipal de Chaves 2016; Galeria Geraldes da Silva 2017, Porto.

Rui da Silva Paiva

Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Professor de Educação Visual. Professor de Cerâmica e Serigrafia num Centro de Reabilitação e Formação Profissional.

Participação no "I Seminário Internacional de Cerâmica Terra-Fogo", Gaia 90. Monitor de workshops de Modelação e Pintura com Vidrados. Monitor de workshops de Raku. Monitor de workshops de construção de fornos de papel.

Participação exposições individuais e colectivas Gaia, Porto, Gondomar, Portalegre, Chaves e Beja. Seleccionado para participar em várias edições da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. Participação na exposição "Walking together" em Riga, Letónia, no espaço Riga Art Space, um intercâmbio entre a Biennal de Aveiro e a Latvia Biennale, em Setembro de 2023.

Datas da oficina: 30 de abril, 14 e 28 de maio, 11 e 25 de junho e 9 de julho | quartas feiras, das 18h30 às 20h30

Local: Escola Superior de Paula Frassinetti

Para cada Oficina com Asas pedimos um donativo a partir de 18€. Este valor inclui as 6 sessões e o material necessário.

Cada oficina dirige-se a um grupo "fechado" de pessoas, ou seja, pedimos que ao inscrever-se assuma que irá a todas ou quase todas as sessões. Exceto na Farmácia Poética, que pode vir só a uma, a duas ou a todas as sessões.

Cada Oficina tem um número mínimo e máximo de inscrições.

Qualquer questão não hesite em enviar um email para [email protected] ou ligue para 911 860 880.

Muito obrigada!

Inscrição - OCA's - Oficinas com ASAS - Porto Compassivo